projetos ︎︎︎ rascunhos ︎︎︎ sobre ︎︎︎ guilherme dorneles







22 em campo


IDENTIDADE VISUAL
COM KIKO FARKAS

CURADORIA: GUILHERME WISNIK
EXPOGRAFIA: ALVARO RAZUK,
DANIEL WINNIK E LIGIA ZILBERSZTEJN
PRODUÇÂO EXECUTIVA:
MAIRA CORRÊA MACHADO
PINTURA DO PAINEL: DECO FARKAS
FOTOS: FERNANDO PILATOS

2022




Realizada no Museu do Futebol em São Paulo, a exposição 22 em Campo promoveu o encontro entre a Semana de Arte Moderna de 1922 e o universo do futebol. 100 anos depois, ela fez um balanço do que aconteceu com o projeto que o grupo de artistas, entre eles Mario e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Heitor Villa Lobos, prôpos ao país, com a valorização de nossas raízes multirraciais e multiculturais.

O projeto traz ginga e diversidade para o logotipo, grafismos e imagens. O número 22 ganha vida e se transforme em divertidas pernas. A tipografia Sul Stencil, utilizada nas palavras “em campo” e na comunicação visual, remete às demarcações de campo de futebol.

Held at the Museum of Football in São Paulo, the exhibition 22 em Campo brought together the 1922 Week of Modern Art and the world of soccer. A century later, it assessed what happened with the project proposed by a group of artists, including Mario and Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, and Heitor Villa Lobos, aiming to celebrate the country's multiracial and multicultural roots.

The project infuses flair and diversity into the logo, graphics, and images. The number 22 comes to life, transforming into playful legs. The Sul Stencil typography used in the words "em campo" and in the visual communication harks back to soccer field markings.